Como Organizar a Casa

Sapateiras: como escolher e organizar a sua?

Depois de encontrar o apartamento ideal junto à imobiliária, é importante considerar a organização dos ambientes. Afinal, mais do que bonito e confortável, nosso lar também precisa estar arrumado, a fim de promover bem-estar e qualidade de vida no dia a dia, certo? Nesse sentido, existem diversos elementos que contribuem para isso e as sapateiras são um ótimo exemplo. Isso porque, querendo ou não, sapatos são peças muito sujas e que não podem ficar em qualquer lugar da casa, pois além de contaminar outras peças, também causam sensação de bagunça quando espalhadas por aí.

Portanto, se você quer adquirir uma sapateira para seu novo lar, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e entenda tudo sobre esse item espetacular.

1. Escolha o móvel

A boa notícia é que existem diversos modelos de sapateiras disponíveis no mercado, desde os mais simples, como aqueles fixados atrás das portas, até um closet inteiro só para os sapatos. Sendo assim, é importante avaliar suas necessidades, preferências e orçamento para encontrar o ideal. Confira abaixo algumas opções:

  • Sapateira modular: permite que a estrutura seja montada de acordo com a necessidade dos moradores, combinando vários módulos, podendo ser colocada próxima à porta de entrada;
  • Sapateira com porta basculante: fácil de abrir, ela ainda protege os calçados, com diferentes tamanhos e modelos;
  • Prateleiras reguláveis: para ambientes compactos, modelos estreitos são incríveis, pois ao mesmo tempo que acomodam sapatos de tosos os tipos, não ocupam muito espaço;
  • Sapateiras com espelho: versáteis, elas contribuem com a decoração do ambiente, ao mesmo tempo que mantêm os calçados protegidos, além de criarem sensação de amplitude.

2. Considere o tamanho

Além do móvel em si, é importante analisar o tamanho do item, visto que ele não pode prejudicar a circulação do ambiente ou contribuir para que ele pareça menor do que realmente é. Sendo assim, considere as medidas do cômodo, assim como a quantidade de calçados que pretende guardar no móvel. Dessa forma, você conseguirá encontrar com maior facilidade a peça que vai atender tanto as necessidades dos sapatos quanto do ambiente em que será colocado.

Além disso, o ideal é que você consiga colocar todos os sapatos de forma organizada, um ao lado do outro, para evitar perder tempo procurando o outro pé.

3. Saiba como organizar os sapatos

Como falamos acima, é importante que os sapatos fiquem bem organizados em sua sapateira. Uma boa dica é criar categorias para a disposição, como por tipos de calçados ou moradores. Também pode ser interessante, caso more sozinho, organizar de acordo com a frequência de uso, com os modelos que menos utiliza na parte de cima, e os mais comuns na altura dos olhos. Outra opção é fazer uma harmonização, distribuindo os pares pelas cores, das mais claras até as mais escuras. Se morar com outras pessoas, disponibilizar uma prateleira para cada um também é uma boa pedida.

4. A limpeza é primordial

Limpar a sapateira é tão importante quanto sua organização. Afinal, os sapatos ficam sujos conforme os utilizamos, podendo sujar os outros pares e o móvel. Portanto, para a limpeza, retire todos os pares e limpe a peça na parte interna e externa, de cima para baixo. Essa limpeza pode ser feita a cada 15 dias ou sempre que sentir necessidade e o produto utilizado deve ser de acordo com o material do móvel.

5. Mantenha a ordem

Uma boa dica para evitar perder uma manhã inteira limpando a sapateira, é limpar os sapatos antes de guardá-los novamente no móvel. Além disso, é importante manter a ordem, pois sapatos espalhados pela casa causam sensação de bagunça e desleixo. Sendo assim, sempre que chegar em casa, procure guardar os pares de volta em seu devido lugar. Da mesma forma, mantenha-os alinhados e não sobrepostos, principalmente se a sapateira for aberta. Com isso, você não apenas garante uma estética agradável, mas também maior facilidade na hora de procurar o modelo desejado.

6. Cesto auxiliador

Por fim, uma boa dica para ajudar na organização e a lembrar de limpar os sapatos é deixar um cesto ao lado da sapateira ou na lavandeira. Ele será próprio para colocar tênis, botas, chinelos e qualquer outro item que queira limpar posteriormente. Contudo, é importante colocar uma regra para que o sapato não seja usado antes de ser limpo, pois caso contrário, todos os moradores (principalmente crianças) verão o cesto apenas como uma forma de postergar o que precisa ser feito.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você já entendeu a importância de ter uma sapateira em casa, certo? Por mais que a COVID-19 já tenha amenizado, o hábito de retirar os sapatos ao chegar em casa é muito higiênico e deve ser mantido mesmo nos dias atuais. Dessa forma, você garante que sua casa fique limpa e sempre organizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =

88 − = 87