Como Organizar a Casa

Como criar seu canto alemão em casa?

Depois de escolher o imóvel ideal junto à imobiliária, a decoração é a hora mais aguardada pelos moradores. Afinal, é o momento em que tudo começa a tomar forma, além de transmitir a personalidade por meio de móveis, objetos decorativos e cores. Inclusive, o décor ainda impacta na qualidade de vida da família, visto que quando bem planejado, promove maior praticidade e funcionalidade no dia a dia.

Nesse sentido, o canto alemão é uma ótima alternativa para ambientes pequenos, sendo uma excelente opção para otimizar espaços, garantindo beleza, facilidade e sofisticação. Contudo, sabemos que mesmo estando em alta nas tendências, nem todo mundo sabe como criar o seu. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para te ajudar a montar seu canto alemão em casa. Vamos lá?

O que é o canto alemão?

Em resumo, o canto alemão é um móvel que foi desenvolvido para ajudar na organização de uma sala de jantar compacta. Geralmente, ele possui formato em L, a fim de aproveitar todo o espaço disponível, podendo ser fixado na parede ou somente encostado, compondo a mesa de jantar.

A boa notícia é que existem diversas possibilidades hoje em dia, oferecendo uma pegada mais moderna ao fixar um tipo de banco flutuante na parede e completando com almofadas e futons confortáveis e coloridos. Além disso, existem opções fora do tradicional, em versão linear ou até mesmo formato em U.

Medidas do canto alemão

As medidas irão variar de acordo com o espaço disponível para criar o canto alemão, sendo que essa é uma das principais vantagens do móvel. Afinal, é possível criar uma peça que atenda às necessidades de seu ambiente em específico. Mas, vale lembrar que a medida dos bancos é padrão, sendo que o mínimo é de 45 cm e 12 graus de inclinação. Então, para calcular a quantidade de lugares, considere a largura de 50 a 60 cm por pessoa e multiplique pelo número de lugares que deseja ter no banco.

O recomendado é sempre contar com a ajuda de um profissional especializado para construir a estrutura e incluir o estofado, sendo que a primeira deve ser feita em MDF, visto que é um material resistente, versátil e bonito. Além disso, a mesa de jantar pode ser comprada separadamente ou feita sob medida com o mesmo material que o móvel.

8 dicas de como montar o canto alemão em casa

Depois de entender melhor o que é o canto alemão e quais as medidas indicadas para construir o móvel, confira abaixo algumas dicas que separamos para te ajudar a montar o seu:

1. Considere a decoração do ambiente

A primeira dica é escolher o canto alemão que tenha design e tecido que converse com o restante da decoração do ambiente, a fim de garantir harmonia e sofisticação. Se quiser ousar, aposte em cadeiras estampadas ou em cores vibrantes.

2. Iluminação é primordial

Lustres e pendentes combinam muito bem com o canto alemão, principalmente se ficarem centralizados. Com a iluminação focada o espaço ganha destaque e deixa as refeições confortáveis.

3. Atente-se à distribuição

Se o espaço for pequeno, o canto alemão será um grande aliado à decoração, mas é importante atentar-se à distribuição dos móveis, para que o ambiente não pareça bagunçado.

4. Utilize espelhos a seu favor

Outra dica interessante para espaços pequenos é utilizar espelhos, pois promovem sensação de amplitude e refletem melhor a luz natural, principalmente se colocados logo acima do canto alemão.

5. Invista em objetos na mesa

Para completar o visual, não deixe de colocar elementos interessantes na mesa, como jogo americano, guardanapos, copos, pratos, plantas, etc.

6. Ofereça o devido destaque ao móvel

Como falamos, a iluminação focada por meio de um lustre ou pendente oferece o devido destaque ao móvel. Contudo, é importante ter em mente que a peça precisa ter um design que harmonize com o restante da decoração.

7. Evite exageros

Não podemos deixar de lembrar ainda que o canto alemão é muito interessante, mas precisa ser bem planejado. Isso porque, se incluir muitas peças de destaque, cores e estampas, o ambiente fica pesado, com sensação de bagunça, além de parecer menor do que realmente é. Portanto, saiba escolher o design do móvel, as cores que pretende utilizar e os objetos decorativos.

8. Tapeçaria

Por fim, a tapeçaria é o tecido utilizado no sofá do canto alemão e ela deve ser fácil de higienizar para evitar manchas e manter o assento limpo. Além disso, as cores devem se adequar ao estilo de decoração do ambiente.

Então, agora que você sabe como criar seu canto alemão em casa, já pode colocar nossas dicas em prática. Lembre-se de ter um bom planejamento, assim como contar com a ajuda de profissionais especializados. Dessa forma, temos certeza que você terá um ambiente totalmente personalizado de acordo com suas necessidades e preferências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + treze =

÷ 3 = 3