Como a automação residencial ajuda a economizar nas contas em casa?

Automação Residencial – Atualmente, um dos principais objetivos a serem alcançados na habitação é a economia de energia, tanto pela conscientização ambiental quanto pela economia. Cada vez mais pessoas confiam na domótica para atingir um consumo ideal que reduz os custos de eletricidade e ao mesmo tempo nos oferece segurança, comodidade e conforto.

A automação residencial trata de uma série de tecnologias que permitem a gestão automatizada de uma casa que nos permite ser mais eficientes em termos de consumo de eletricidade e facilitar determinadas tarefas e interações com os nossos dispositivos. Em suma, a mudança para automatizar nossas casas facilitará até mesmo as tarefas diárias.

Economizar eletricidade em casa é um dos grandes benefícios que a automação residencial nos traz. De acordo com dados de associações de automação residencial na europa, é possível obter uma economia média de energia (kwh) entre 25% e 30% em uma casa. Portanto, esses sistemas se pagam muito rapidamente, apesar de a automação residencial pedir um investimento inicial.

Atualmente, o campo da automação residencial atingiu um desenvolvimento que o torna acessível e graças à simplicidade dos aplicativos e dispositivos móveis acesso à wi-fi e dados móveis. Existem diferentes tipos e orçamentos diferentes, dependendo das necessidades da casa.

A Internet das Coisas (IoT), trata de objetos do cotidiano que possuem conexão com a Internet: lâmpadas, radiadores, persianas, eletrodomésticos, entre outros. Isso nos permite falar com eles do nosso celular, de um PC ou até de um assistente virtual como Google Home, Alexa, etc.

Como você pode economizar energia com automação residencial?

A automação residencial permite monitorar o consumo de energia e gerenciar os dispositivos eletrônicos de forma eficiente, sempre utilizando recursos naturais como luz e radiação solar.

Por esse motivo, é possível detectar a luz em determinados cômodos da casa, seja dentro ou fora, ativar o termostato de aquecimento e até desligar a luz através de qualquer dispositivo móvel.

Você também pode ajustar a saída das lâmpadas à quantidade de luz solar ou abrir automaticamente as persianas se a luz do sol for muito forte. E, claro, é possível desligar dispositivos eletrônicos e alterar a temperatura ou o status do ar condicionado e aquecimento.

Alguns sistemas de automação residencial que ajudam a reduzir o consumo de energia em casa e torná-la mais eficiente

Sistemas de iluminação eficientes: Ajustam o nível de iluminação adaptando-o às necessidades do momento. Por exemplo, eles reconhecem a presença de pessoas nos corredores, como os corredores da casa, e só os iluminam quando necessário.

Controle automático de toldos, persianas e cortinas da casa para aproveitar ao máximo o sol.

Controle inteligente de ligar e desligar todas as luzes da casa: isso evita que elas fiquem acesas quando você sair de casa.

Automatizar a ativação e desativação da iluminação externa: Se você possui um terraço ou jardim, pode ajustar a iluminação com base na quantidade de luz solar.

Sistemas de controle de aquecimento: Eles regulam a temperatura de acordo com a mudança da temperatura externa, a hora do dia, a área da casa ou a presença de pessoas.

Programação de equipamentos elétricos: Com este método, altamente recomendado para tarifas com seletividade horária, pode-se economizar energia programando equipamentos elétricos em horários de menor atividade.

A automação residencial nos ajuda a melhorar a qualidade de vida que temos porque facilita o trabalho doméstico, nos torna parte da colaboração do meio ambiente, proporciona segurança a quem mora dentro de casa e controle total dos recursos. A tecnologia avança e nós podemos fazer parte dela.

Website | + posts

Corretor de imóveis, apaixonado por informação, criador do blog Minha Casa Minha Vida

Deixe seu comentário

90 ÷ 45 =

%d blogueiros gostam disto: