Quem tem energia solar sofre apagão?

Quem tem energia solar sofre apagão? – A crise hídrica fez muita gente pensar em uma alternativa para a energia convencional. Entre as opções está a energia solar. Entretanto, uma questão tem incomodado quem deseja investir no sistema fotovoltaico: quem tem energia solar sofre apagão??

A resposta é: depende! 

Neste texto, vamos explicar tudo para que você escolha o melhor tipo de instalação. 

Sistema solar fotovoltaico é garantia de luz constante?

É comum pessoas ou empresas terem dúvidas sobre o sistema solar fotovoltaico. Afinal, essa é uma tecnologia nova e desconhecida. Há muitas perguntas e, claro, todas têm respostas. Uma delas se refere aos apagões. A preocupação é normal, já que o Brasil vive uma crise hídrica pela falta de chuvas e que pode caminhar para um problema energético sério.

Por causa disso, muitos brasileiros investiram em energia solar como uma maneira de evitar a falta de luz. Entretanto, alguns desses consumidores podem ficar no escuro. Mas isso vai depender do sistema escolhido, que são dois: On Grid e Off Grid. 

Vamos aprender sobre esses dois sistemas e as suas principais diferenças.

Conheça os sistemas On Grid e Off Grid

Os dois sistemas utilizam placas fotovoltaicas que convertem a energia solar em eletricidade, mas a diferença está na maneira como os modelos são operados.  

  1. On Grid

É o sistema mais comum entre os consumidores devido ao preço mais acessível. Este método opera conectado à rede elétrica de distribuição. Isso significa que o excedente da energia solar produzida por sua residência ou empresa é injetado na rede energética da cidade. Com isso, quando as placas solares não produzem energia, a concessionária passa a abastecer o seu imóvel. 

Uma vantagem desse tipo de sistema é que, ao ceder a sua energia para a companhia elétrica, você recebe créditos que ajudam a reduzir o valor da sua conta de luz mensalmente. Por causa deste tipo de operação, gerador solar On Grid não consegue evitar apagão ou falta de energia em sua casa ou negócio. O motivo é que, assim como o sistema tradicional, o sistema On Grid depende das concessionárias de eletricidade para distribuir energia. Ou seja, ele não funciona de maneira isolada quando surge algum problema na rede elétrica.

  • Off Grid

Se a sua intenção é não ficar no escuro em nenhuma hipótese, o ideal é investir no sistema Off Grid. Ele oferece diversas vantagens: não está conectado à rede elétrica de distribuição, não precisa pagar conta de luz e o seu imóvel não vai sofrer com o apagão. 

Para funcionar bem, o sistema de energia solar Off Grid precisa de um banco de baterias estacionárias. O equipamento é essencial para armazenar a energia captada pelas placas fotovoltaicas. Só assim haverá geração de energia necessária para abastecer a sua residência ou empresa, mesmo se houver apagão ou falta de energia.  

Geralmente, esse tipo de sistema é instalado em propriedades localizadas em áreas rurais. Por funcionar de maneira isolada de concessionária de energia elétrica, o Off Grid garante o abastecimento energético à noite e em dias nublados, quando as placas de energia solar geram menos energia. 

Esse tipo de sistema de energia solar precisa de um projeto eficiente, que dimensione bem as placas. Isso porque em dias nublados ou em caso de apagões, as baterias devem estar carregadas para atender a demanda do imóvel e não deixá-lo no escuro.

Escolha o sistema adequado ao seu imóvel

Agora que você já tem mais informações sobre os sistemas On Grid e Off Grid, escolha o que melhor se adequa à sua necessidade e objetivos. Independentemente de sua escolha, o sistema de energia solar traz muitas vantagens para o bolso e para o meio ambiente

Website | + posts

Corretor de imóveis, apaixonado por informação, criador do blog Minha Casa Minha Vida

Deixe seu comentário

× 9 = 36

%d blogueiros gostam disto: