Pragas no jardim – conheça os principais e como combater estes insetos

Uma vez em que você possui um jardim em sua residência precisará estar ciente que naturalmente surgirão alguns insetos e pragas por seus canteiros, alguns são facilmente identificados, já outros até mesmo invisíveis a olho nu.

Existem alguns insetos que são benéficos e muito bem vindos em sua plantação, outras espécies são capazes de causar danos e até mesmo dizimar seu jardim caso não combatido e eliminados. Para lhe ajudar neste trabalho este artigo irá lhe fornecer algumas informações e dicas sobre como identificar, prevenir e combater os insetos de sua horta.

Como identificar pragas nas plantas?

Crie o habito de diariamente verificar e cuidar de suas plantas, olhe de perto as diferentes espécies e cheque suas folhas (frente e verso), de uma atenção para os vasos também. Caso encontre algo fora do comum, como pequenos furos e manchas pretas, é um sinal de que existe algum fungo agindo sobre sua planta; tente os identificar para então escolher a forma de combate do mesmo. Confira algumas das pragas mais comuns em plantas:

  • Ácaros: Este fungo é pequeno e difícil de se ver a olho nu, porém são conhecidos por deixar as folhas das plantas enrugadas e murchas;
  • Cochonilhas e Pulgões: Duas das pragas mais comuns em plantações, estes insetos deixam suas plantas com um aspecto enrugado, casquinhas e manchas brancas ou pretas. Os mesmos ainda liberam uma cera que atraem formigas e facilitam o ataque de outros fungos, tente os eliminar o mais rápido possível;

Moluscos: Os famosos moluscos apesar de serem facilmente vistos são capazes de causar um grande dano em sua horta, os mesmos possuem uma grande facilidade em comer as folhas de suas plantas;

  • Ervas daninhas: Uma das mais temidas pragas de um jardim são as ervas daninhas, as mesmas possuem a capacidade de nascerem espontaneamente em meio ao jardim, a mesma age sugando os nutrientes que deveriam estar sendo dispostas para suas plantas. Assim que ver sinais de ervas daninhas crescendo em sua grama a remova desde a raiz imediatamente.

Como prevenir pragas nas plantas?

Diversos são os motivos para que pragas ataquem suas plantas, existem alguns fatores que estão fora de nosso controle como: mudanças térmicas, insolação, ventilação inadequada, excesso e escassez de água, geadas, entre outros; já outros fatores estão sobre nosso controle e talvez o motivo do aparecimento das pragas seja nosso próprio descuido com o quintal, utilizar uma tesoura enferrujada ou não esterilizada para podar plantas e deixar o quintal sujo são grandes precedentes para o surgimento de insetos maléficos.

Pragas no Jardim

Assim como nós precisamos de cuidados diários e sofremos com mudança climáticas nossa horta e plantas também precisam desse cuidado, deste modo garanta que seu quintal esteja sempre limpo e organizado, não mantenha entulhos de obras, galhos crescendo em locais inadequados, retire folhas secas e pedras que não lhe são uteis. Caso necessite de ajuda conte com uma empresa para lhe auxiliar na limpeza pós obra em Curitiba e de limpeza terrenos, garantindo que seu terreno não esteja propicio para o surgimento de pragas.

Como matar insetos no jardim?

Não conseguiu fazer o controle das pragas e infelizmente elas já estão atacando seu jardim? Existem três principais tipos de venenos para insetos, é ideal que você primeiramente identifique a praga que está agindo sobre suas plantas e então entender qual a melhor forma de combate-la.

  • Veneno de contato direto: Considerado o tipo de veneno mais forte, ele deve ser aplicado em direção do inseto. Eles são eficazes, mas funcionam apenas para insetos maiores e mais lentos que não conseguem se esconder de seus jatos;
  • Veneno de contato secundário: Passe este veneno de forma controlada sobre a planta que está sendo atacada, por mais que você não consiga aplicar o veneno diretamente sobre o inseto ele ainda será contaminado mesmo após algumas horas;
  • Veneno de ingestão: Parecido com o de contato secundário, este tipo de veneno terá sua ação apenas após o inseto ingerir a folha da qual você passou a toxina.

Observação: Inseticidas podem fazer mal até mesmo ao ser humano se utilizados de forma incorreta, leia a bula do produto que adquiriu e o utilize de maneira segura; adote alguns cuidados como: manipular o veneno ao ar livre, utilize luvas, evite o contato direto com a pele e lave as mãos após o uso e caso possua animais de estimação e crianças em sua casa garanta que os mesmos se mantenham longe da planta com a toxina.

Quais são os insetos benéficos?

Nem todos os insetos presentes em sua plantação são maléficos, por muitas vezes você pode estar combatendo um que ao contrario do que você pensa são benéficas para suas plantas, você conhece esses insetos?

Nem todos os insetos são maléficos para seu plantio, alguns podem ser grande predadores de possíveis pragas.

Pragas no Jardim
  • Abelhas: As famosas abelhas apesar de darem medo e arrepios em muitas pessoas são uma grande amiga de seu jardim, as mesmas são grandes responsáveis pela reprodução de diferentes espécies e desenvolvimento de seu quintal;
  • Libélula: Quando o assunto é jardim as libélulas estão no topo da cadeia alimentar, elas se alimentam facilmente de insetos menores que poderiam ser danosos a suas plantas, tudo isso sem fazer mal algum a sua horta;
  • Louva-a-deus: O louva-a-deus é totalmente inofensivo, não possui veneno e nem possui interesse em se alimentar de suas plantas, assim como as libélulas eles são ótimos predadores de insetos menores;
  • Vespa: Assim como as abelhas as vespas são muito malvistas pela população, as mesmas ajudam na manutenção do plantio e se alimentam de insetos danosos como lagartas e aranhas.

Manter um jardim longe de pragas nem sempre é uma tarefa fácil, como citado anteriormente as vezes não temos controle sobre os agentes transmissores do mesmo, porém, com os cuidados informados você conseguirá manter um jardim mais saudável e propicio para seu plantio.

Website | + posts

Corretor de imóveis, apaixonado por informação, criador do blog Minha Casa Minha Vida

Deixe seu comentário

81 ÷ 9 =

%d blogueiros gostam disto: