Jardinagem

Quais enfeites usar no jardim?

Os jardins são considerados por muitos a alegria das casas, visto que são um respiro em meio à rotina corrida, trazendo natureza para o dia a dia e aconchego. Inclusive, muitas pessoas que procuram por um imóvel na imobiliária avaliam o jardim com atenção antes de fechar o negócio. Mas, depois de escolher o novo local para morar, é hora de planejar a decoração. Nesse sentido, ainda que as próprias plantas já embelezem o espaço, existem diversas formas de deixá-lo ainda mais bonito e isso pode ser feito com os enfeites próprios para jardim.

Contudo, não são todas as pessoas que sabem quais são eles e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar sobre os enfeites para jardim e quais usar em seu novo lar. Além disto, se você for aposentado(a) e gosta de jardinagem, mas as vezes faltam recursos para melhorar o seu, vamos deixar uma dica muito útil. No início de Dezembro, foi aprovada a revisão da vida toda, uma possibilidade de aumentar os rendimentos mensais de aposentados. Para saber se você tem direito a revisão do cálculo, contate um advogado previdenciário e busque saber mais.

Como escolher os enfeites para jardim?

Antes de falarmos de fato sobre os enfeites para jardim, é importante falar sobre dois pontos principais que precisam ser considerados antes da compra e montagem do espaço. Sendo assim, é fundamental pensar na proporção do ambiente, avaliando a área que será decorada e optando por enfeites que não sejam nem muito grandes e nem muito pequenos, ou seja, proporcionais ao ambiente.

Além disso, por mais que o jardim seja um espaço aberto, na maioria das vezes, é indicado ter a premissa de que menos é mais. Nesse sentido, evite misturar muitos elementos no mesmo local e defina como base qual será o tema da decoração. Caso contrário, você terá um jardim muito cheio e que passa até mesmo sensação de bagunça devido ao excesso de elementos.

Enfeites para jardim externo

O jardim externo é o mais tradicional e que vem à mente das pessoas quando citamos esse espaço. A boa notícia é que a variedade de enfeites para essa área é enorme e, justamente por isso, é necessário ter um bom planejamento e escolher o que irá compor o ambiente com muita atenção e cuidado. Como falamos, além de considerar a proporção e quantidade, também é indicado analisar a cor, material de fabricação e tema.

Os enfeites de cimento, por exemplo, são uma ótima pedida, pois esse é um material bastante resistente ao tempo e que pode ser encontrado em diferentes formatos de estátuas, como anjos, pessoas, animais, anões, crianças, reis, etc.

Da mesma forma, também podemos citar os enfeites de madeira, que combinam muito bem com os jardins externos. Afinal, esse é um elemento natural e pode servir para criar as mais diferentes peças e objetos decorativos, como carrinhos, escadas caixotes, peças personalizadas, etc. Inclusive, troncos de árvores que não são utilizados podem ser tratados e servirem como banco ou suporte para vasos de plantas, por exemplo.

Não podemos deixar de falar também sobre os enfeites de ferro, que combinam com decorações rústicas e clássicas de jardim. É possível criar os mais diferentes objetos e enfeites a partir desse material. Contudo, é fundamental que ele seja tratado e receba as devidas manutenções para não sofrer com a ação do tempo e enferrujar.

Por fim, mas não menos importante, se você quer deixar seu jardim mais bonito e ainda contribuir com o meio ambiente, invista nos enfeites reciclados. É possível comprar objetos feitos por pequenos empreendedores ou até mesmo fazer os seus, como um jardim vertical com garrafas PET, por exemplo.

Enfeites para jardim de inverno

O jardim de inverno surgiu como uma proposta de lazer para os moradores da casa durante o outono e inverno, que costumam ser mais frios que as demais estações. Em boa parte dos projetos, ele é feito anexo à casa, ou seja, com cobertura externa e vidro.

Sendo assim, além de escolher as plantas adequadas para esse tipo de ambiente, os enfeites também podem contribuir para deixar o espaço ainda mais aconchegante. Nesse sentido, aposte em gaiolas, lanternas decorativas, fontes de água, estátuas pequenas, etc. Além disso, inclua materiais como pedras, argila expandida, casca de pinos e tocos de madeira.

Iluminação

Independente se você tem um jardim externo ou de inverno, a iluminação é um elemento primordial, que deve ser escolhida e adequada para cada tipo de espaço. Além de permitir que você utilize os ambientes à noite, ela também os torna mais bonitos e aconchegantes, criando uma atmosfera propícia para uma reunião com os amigos.

Contudo, nossa indicação é que você utilize sempre lâmpadas amarelas, visto que são mais elegantes e confortáveis aos olhos.

Então, agora que você sabe quais enfeites usar no jardim e como escolhe-los, já pode colocar nossas dicas em prática. Mas, não se esqueça de analisar o tamanho do ambiente, definindo os objetos para que sejam proporcionais ao local e na quantidade adequada. Com isso, você garante não apenas um jardim bonito, mas também sofisticado, harmônico e funcional no dia a dia. Além disso, ainda pode contar com a ajuda de um paisagista para ter um jardim totalmente planejado.

+ posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

99 − 91 =