Imóveis

Vale a pena quitar financiamento imobiliário com consórcio?

O financiamento é uma das formas mais utilizadas para realizar o sonho da casa própria e adquirir o imóvel dos sonhos junto à imobiliária. Além disso, o consórcio imobiliário também vem conquistando cada vez mais pessoas. Ambos são produtos financeiros diferentes, desde a contratação até a utilização do crédito para adquirir a casa ou apartamento. Mas, algo que têm em comum é a urgência que seus contratantes sentem em quitar as parcelas e, enfim, ter um imóvel para chamar de seu.

Nesse sentido, uma estratégia que vem sendo muito utilizada é quitar o financiamento com consórcio, eliminando taxas e juros, além de reduzir a dívida no prazo e no valor. Contudo, nem todo mundo sabe como fazer isso e, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para falar se realmente vale a pena. Vale sempre frisar que, qualquer dúvida sobre contratos, quitação e documentações, devem ser encaminhadas para um advogado em Balneário Camboriú, caso não seja possível, converse com um advogado online pois, este especialista poderá fazer toda a avaliação necessária do caso.

O que é financiamento imobiliário?

Como você já sabe, o financiamento imobiliário é uma das formas mais comuns de pagar a dívida da compra de um imóvel, sendo um produto específico de instituições financeiras parceiras, como os bancos. Em resumo, o comprador contrata o serviço da instituição, que é responsável por quitar a dívida total do imóvel. Então, a partir disso, o contratante fica com saldo devedor pendente, devendo realizar o pagamento de forma parcelada, com taxas e juros inclusos nas prestações, como se fosse um empréstimo.

Cada instituição tem suas taxas, prazos e modalidades disponíveis de financiamento imobiliário, encaixando-se em diferentes perfis e necessidades. Além disso, o valor total do imóvel, assim como a renda do comprador e outras informações irão definir como será todo o processo.

O financiamento é indicado quando a pessoa deseja adquirir um imóvel de forma rápida e, justamente por isso, as pessoas acabam aceitado pagar pelos juros e taxas mais altas. Contudo, como vamos explicar no próximo tópico, existe uma forma mais rápida e econômica de quitar o financiamento. Confira!

O que é consórcio?

Da mesma forma que o financiamento, o consórcio imobiliário é um método de pagamento utilizado para comprar uma propriedade. Contudo, enquanto no financiamento você primeiro compra o bem e depois paga as parcelas da dívida, no consórcio você primeiro paga as parcelas de forma planejada, como se fosse uma poupança. Ela tem seus valores atualizados anualmente e, quando sorteado, você tem o valor da carta em mãos e pode utilizá-la da maneira que desejar.

O consórcio é indicado para quem quer economizar e não tem pressa em adquirir o imóvel próprio. Vale lembrar que não há cobrança de juros, somente taxas administrativas.

Ele é feito por meio de grupos em que várias pessoas têm o mesmo interesse de compra. Com isso, a administradora realiza todo o processo para que o sonho seja realizado de forma planejada e econômica. Mas, é importante escolher uma empresa de confiança e com boa reputação no mercado.

Vantagens em quitar o financiamento com consórcio imobiliário

É fato que quitar o financiamento contratado é o desejo de todas as pessoas que optaram por essa forma de pagamento na hora de escolher o imóvel dos sonhos. Afinal, dependendo do prazo, o financiamento pode chegar a mais de 30 anos, fazendo com que os contratantes tenham essa “preocupação” por toda uma vida, além de pagar juros que poderiam até mesmo comprar outra propriedade.

Contudo, para boa parte dos brasileiros, essa é a única forma de conseguir sair de vez do aluguel e comprar uma casa ou apartamento. Mas, como estamos falando, também é possível quitar o financiamento com o consórcio imobiliário, que possui diversas vantagens, muitas ainda desconhecidas.

Uma das principais é a economia, visto que é possível economizar até 60% do valor total do saldo devedor com o banco, ao quitar o financiamento com o consórcio. Isso acontece, pois além de adiantar o pagamento da dívida, é possível eliminar as taxas e juros do financiamento. Com isso, você não precisa pagar pelo valor de dois imóveis, como aconteceria caso mantivesse o pagamento do financiamento da forma tradicional. Além disso, essa estratégia ainda ajuda a reduzir o prazo de pagamento em até 20 anos.

Vale a pena quitar o financiamento com consórcio imobiliário?

Então, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que sim, vale a pena quitar o financiamento com consórcio imobiliário. Afinal, são diversas vantagens oferecidas aos contratantes, como economia com as taxas e juros do banco, além de reduzir o período do pagamento das parcelas em até 20 anos. Além disso, a carta de crédito do consórcio é valorizada anualmente pelo INCC, garantindo que você tenha sempre o valor atualizado com juros e correções quando for utilizar sua carta.

Vale lembrar ainda que o consórcio te ajuda a criar um plano adaptado com parcelas que cabem no seu bolso, promovendo maior tranquilidade financeira. Portanto, se desejar contratar o consórcio, não deixe de pesquisar sobre a empresa e sua reputação no mercado, garantindo total segurança para seu negócio.

+ posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

70 − = 63