Como Organizar a Casa

Tipos de copos: qual usar em casa ocasião?

Depois de enfim encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é hora de começar a preencher a casa com objetos decorativos e mobiliário. No entanto, além disso, existem outros detalhes muito importantes, que impactam diretamente o dia a dia dos moradores: as louças. É muito comum que ao mudar para o novo apartamento, as pessoas queiram itens novos. Contudo, é importante ter bastante atenção, pois nem sempre utilizamos tudo o que compramos.

Nesse sentido, copos e taças são primordiais, seja no dia a dia ou para receber convidados. Contudo, o que muitos não sabem é que cada um possui uma função específica. Portanto, se você pretende comprar novos itens para combinar com seu imóvel, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e entenda melhor qual o uso de cada tipo.

Por que existem diferentes tipos de copos?

Por mais que para nós, todos os copos tenham a mesma função, é importante entender que cada um é fabricado com formato e material únicos. Dessa forma, é possível garantir a melhor experiência no momento de degustar a bebida, seja ela cerveja, drinks, whisky ou qualquer outra. Inclusive, o material utilizado influencia na liberação das características olfativas de cada uma.

Sendo assim, utilizar o copo adequado faz muita diferença, principalmente ao receber visitas em casa e promover momentos ainda mais interessantes.

Quais são os tipos de copos e taças para ter em casa?

Agora que você entendeu a importância de ter diferentes tipos de copos em casa, confira abaixo quais são os principais:

1. Americano

Esse com certeza é o copo mais popular, com capacidade para 190 ml. Ele é utilizado para os mais diversos fins devido à sua praticidade, servindo cafés, sucos, refrigerantes, cerveja, etc. Uma curiosidade é que, ainda que tenha esse nome, a produção é brasileira e seu tamanho garante que a bebida esteja na temperatura ideal até o último gole.

2. Taça para água

Existem diversos tamanhos, formatos e tipos de taças, sendo que uma é voltada justamente para a bebida mais pura do mundo: a água. Contudo, sua principal função é dar mais elegância à mesa e para as pessoas, visto que a água não tem sabor ou odor que possa ser alterado pelo formato ou material do copo.

3. Copo de suco

O copo de suco ideal comporta cerca de 300 ml de bebida, sendo mais alto para permitir que acrescentem pedras de gelo. Seu formato é fino e alto, sendo desenvolvido para degustar a bebida aos poucos, o que é ideal para se refrescar no verão.

4. Espumante

Com haste longa, a taça para espumante foi projetada justamente para evitar que a temperatura da mão esquente a bebida. Seu formato alongado e boca estreita permite que os aromas e borbulhas formadas durem mais tempo, garantindo a qualidade do espumante até o último gole.

5. Whisky

O copo de whisky é baixo e tem boca larga, acomodando várias pedras de gelo. Além disso, ele também pode ser usado para servir outras bebidas, como caipirinhas, saqueirinhas e o famoso negroni, feito com gin, Campari, Vermute e rodelas de laranja.

6. Chopp

Também conhecido como Tulipa, esse copo é o mais utilizado para apreciar um bom chopp. Simples e fácil de manusear, ele tem a boca mais aberta, base fina e corpo longo e elevado, o que facilita bastante na hora de degustar a bebida bem gelada.

7. Cerveja

A taça para cerveja é robusta e com haste curta, sendo perfeita para quem gosta de apreciar o colarinho de uma bebida com espuma mais abundante.

8. Taça para degustação

A taça para degustação foi criada para permitir a degustação dos mais diferentes tipos de vinhos. Com tamanho menor, haste mais curta e boca estreita, esse conjunto de fatores favorece a retenção dos aromas e oxigenação da bebida.

9. Lager

Com formato alto e cilíndrico, esse copo foi criado para cervejas do tipo lager. Afinal, sua forma facilita a produção de espuma e garante a manutenção da temperatura e do gás por mais tempo.

10. Weizen

Também voltado para cervejas, ele foi desenvolvido para degustar bebidas à base de trigo. Comportando até 500 ml, ele permite que todo o conteúdo da garrafa seja colocado no copo, fazendo com que a cerveja seja apreciada aos poucos.

Então, agora que você conhece quais são os tipos de copos e taças, já sabe quais deles precisa ter em casa. É importante deixar claro que não é necessário ter todos, pois nem sempre você é um grande degustador de bebidas. No entanto, para quem costuma receber convidados com frequência, isso pode ser mais interessante. Além disso, saber as diferenças e indicações de cada tipo é uma ótima maneira de entender o que realmente será útil em seu novo lar. Com isso, você faz escolhas mais assertivas e até mesmo economiza com as compras.

+ posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × = 10