Como manter o relacionamento com cliente – Uma das melhores maneiras de mantermos nossa satisfação pessoal e profissional é termos bons relacionamentos. No ramo profissional, o relacionamento com nossos clientes precisa ser saudável e de confiança. Na área de construção civil, temos ótimas dicas para que você e seu cliente desenvolvam um ótimo relacionamento.
É muito importante que você não se atente a essas dicas somente em tempos de crise. Na construção civil, o relacionamento com o cliente é constante, principalmente porque é a área que trabalha, diretamente, na construção e manutenção da estrutura física de nossa sociedade.
Como manter o relacionamento com cliente
Aqui vamos listar três dicas importantes para você manter seu cliente sempre por perto.
1. Quem é meu cliente?
A primeira dica é: conheça seu cliente! Não basta manter uma relação superficial, somente de compra e venda, sem saber das necessidades únicas de cada cliente. Crie uma base de dados de sua clientela, com pesquisa de satisfação e pesquisa de mercado, de forma geral.
Treine sua rede de atendimento para que dê atenção máxima a cada cliente, se mostrando interessada não somente na venda, mas principalmente nos objetivos de compra de seu cliente. Seu cliente vai construir seu primeiro imóvel? Reformar a casa da mãe? Qual foi o primeiro projeto desta empreiteira?
Assim, você consegue não somente otimizar e personalizar cada atendimento como também saber qual serviço e produto oferecer para cada cliente, quais as necessidades de cada um e como melhorar sua empresa visando conquistar mais clientes.
2. O pós-venda é importante na construção civil!
Isso mesmo, na construção civil, o atendimento ao cliente não deve finalizar quando se entrega o produto. É crucial que o pós-venda seja de excelente qualidade, para que o relacionamento com seu cliente seja completo.
Após a assinatura do contrato, seja de compra ou aluguel de material, é importante que você esteja próximo de seu cliente, acompanhando e pronto a atender suas dúvidas de instalação do equipamento, sobre a segurança deste equipamento e prazos, por exemplo.
A construção civil é uma área de muita concorrência e seu cliente precisa saber que pode contar com você, mesmo após a conclusão do negócio. É importante que ele saiba que pode obter outros produtos e serviços com sua empresa, concentrando em um único lugar determinadas necessidades.
Não esqueça que o “marketing do boca a boca” ainda é uma ótima ferramenta. Se seu cliente se sentir atendido por você até mesmo após a compra, com certeza ele irá indicar seus andaimes para construção, por exemplo. Além de fidelizar um cliente, você receberá outros.
3. Marketing e redes sociais
E por falar em marketing… hoje você não precisa estar no horário nobre da televisão para chegar ao grande público. A internet é uma ferramenta fundamental para o bom marketing da sua empresa.
E não é somente manter um bom site, com acessibilidade e fácil de usar. É preciso estar nas redes sociais, mostrando diariamente sua marca, seus clientes e o progresso de sua empresa.
As principais redes são:
- Instagram: tenha um feed organizado, com conteúdo atrativo;
- Facebook: um ótimo canal, de grande alcance, para divulgar seus produtos;
- WhatsApp: para o atendimento ao público e até o catálogo de produtos.
Neste período difícil em que estamos, de crise econômica principalmente, é preciso estreitar laços de relacionamento com o cliente. Tenha sempre em mente que o cliente é seu maior e melhor produto e tudo deve girar em torno da satisfação dele. Não esqueça que sem cliente não há negócios e nem vendas na construção civil.
Corretor de imóveis, apaixonado por informação, criador do blog Minha Casa Minha Vida