Gestão de Projetos na Construção Civil – Para se tornar uma empresa de destaque na construção civil, lembrada pelos clientes já fidelizados e por possíveis novos clientes, é preciso ter diferenciais, que façam sua empresa e/ou negócio ganhar destaque frente às concorrentes. Investir em tecnologia é crucial para quem quer aumentar a produtividade de sua empresa.
A tecnologia é (e deve ser) uma ferramenta de trabalho fundamental na área de construção civil. Além de facilitar e organizar seu trabalho, a tecnologia pode abrir fronteiras para muito além da sede física de seu empreendimento.
Gerir seus projetos com o uso da tecnologia é de grande auxílio inclusive para superar crises porque, além de agilizar estes projetos, ainda faz sua empresa alcançar um público maior e mais diversificado.
A seguir, vamos listar algumas formas em que a tecnologia pode auxiliar na gestão de projetos na construção civil e como isso aumenta não somente a competitividade, mas também destaca sua empresa na indústria da construção.
1. Planejamento
Esta é a parte primordial e fundamental da gestão de projetos na construção civil. Um bom planejamento irá resultar numa boa conclusão do seu projeto. A tecnologia, com seus softwares, te auxilia em:
- Organização;
- Prazos;
- Controle de entrada e saída de produtos;
- Orçamento;
- Controle financeiro.
Se sua empresa investe em tecnologia, esse planejamento pode ser compartilhado com todos os setores da sua empresa, com cada qual cuidando e zelando para que sejam cumpridos cada meta e prazo estabelecido, ficando todos cientes do que está e precisa em cada projeto.
2. Comunicação
Usar papel e caneta é quase coisa do passado. Em se tratando da construção civil, pode ser definitivamente descartado se você optar por aplicativos de comunicação, que agilizam e padronizam os processos. Visualize as vantagens desses aplicativos entre os trabalhadores em cima de um andaime de construção com seus colegas em outro local da obra, por exemplo.
O investimento em tecnologia de comunicação permite manter conversas e troca de informações em um único lugar e em tempo real. Esse investimento irá quebrar barreiras burocráticas permitindo que seu projeto siga sem interrupções ou atrasos. Usando a tecnologia para centralizar informações, a produtividade do seu empreendimento será ainda maior.
3. Informações
Uma tecnologia que permita centralizar informações melhora não somente a comunicação, mas também a desburocratização, prazos e compromissos na construção civil. Desde o setor de recursos humanos até a mão de obra podem ser conectados, permitindo que haja menor fator de risco e melhor desempenho.
Alguns exemplos do que a tecnologia, no ramo da informação, pode acrescentar na construção civil:
- Avaliar o custo-benefício da mão de obra;
- Controle de material;
- Controle de horas trabalhadas;
- Controle de produção.
O investimento
Não avalie como um “gasto” a tecnologia na gestão de projetos na construção civil. Ao contrário, tecnologia é um investimento que é fundamental para as empresas, lojas, empreiteiras, fornecedoras de serviço e material, enfim, toda a indústria da construção civil. A tecnologia deve te dar não somente um diferencial no mercado como, principalmente, melhorar a qualidade e eficácia do seu negócio.
Embora seja preciso investimento financeiro e adaptação do corpo da empresa, o retorno é o aumento da produtividade, a redução de custos, entre outras vantagens. E isso não somente fortalece o ramo da construção civil como traz satisfação aos seus clientes.
Leia também:
QUAIS AS MELHORES CIDADES DA REGIÃO SUL DO BRASIL PARA MORAR?
MELHORES CIDADES COM PRAIAS PARA COMPRAR UM IMÓVEL
3 DICAS DE COMO MANTER O RELACIONAMENTO COM CLIENTE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Corretor de imóveis, apaixonado por informação, criador do blog Minha Casa Minha Vida