Morar Bem 2020: Como Funciona? Consulta

Já ouviu falar do programa Morar Bem 2020? Essa é uma vertente do Minha Casa Minha Vida e beneficia famílias do Brasil inteiro a conseguir tornar realidade o sonho da casa própria. Se você está procurando um lar para chamar de seu, confira se o seu perfil se encaixa no Morar Bem 2020 e saiba como funciona o programa.

Morar Bem 2020

Morar Bem 2020

Criado em 2011, o Morar Bem já ajudou diversas pessoas que nunca imaginaram poder usufruir de uma casa em seu nome. Confira mais!

Como funciona o Morar Bem 2020?

Conforme descrito no site oficial do Governo do Distrito Federal, a proposta do Morar Bem 2020 é:

“Ofertar moradias com infraestrutura urbana, como abastecimento de água, esgoto sanitário, energia elétrica e equipamentos públicos, como escolas, postos de saúde e de polícia”.

O Morar Bem SP foi instituído em 2011 com o objetivo de beneficiar famílias com renda bruta de até 12 salários mínimos a ter acesso às unidades habitacionais construídas pelo Distrito Federal.

Lembrando que esse programa é apenas para moradores do DF. Quais são os critérios para participar do programa?

  • Ter maioridade ou ser emancipado na forma da lei;
  • Possuir renda familiar de até doze salários mínimos;
  • Não ser, nem ter sido proprietário, promitente comprador ou cessionário de imóvel no estado do Distrito Federal;
  • Residir no estado nos últimos cinco anos;
  • Não ser beneficiado em outro programa habitacional do DF;

Essas condições e critérios estão previstas na Lei 3.877/2006, que estabelece os critérios sobre a Política Habitacional do Distrito Federal.

Se você corresponde aos critérios mencionados acima e deseja participar do Morar Bem 2020, continue a leitura do próximo tópico.


Documentos necessários Morar Bem

Para que você não perca sua chance de adquirir uma unidade no Morar Bem 2020, é importante apresentar informações verdadeiras durante a inscrição do programa.

✓ Saiba quais cidades terão o Feixão da Caixa 2020

Todas as informações prestadas serão averiguadas, portanto tenha em mente os documentos necessários na hora do cadastro:

  • Número do CEP da residência ou do local de trabalho
  • Carteira de identidade ou CPF
  • Números do CPF de membros da família que contribuem com a renda familiar
  • Datas de nascimento de todos os membros da família

✓ Para se inscrever no Minha Casa Minha Vida, confira:

Qualquer membro da família maior de 18 anos pode se inscrever para o programa. Moradores do Estado de São Paulo ou trabalhadores da região também são aceitos como principais candidatos para o Morar Bem 2020 e a inscrição só será recusada se o número do CPF já estiver inscrito.


Inscrições Morar Bem 2020

O programa Morar Bem é dividido em 4 fases diferentes: inscrição, convocação, habilitação e titularidade. Para se inscrever, é necessário realizar um cadastro no site da COHAB (Companhias de Habitação Popular).

  • Através do tutorial abaixo, saiba como se inscrever na COHAB para garantir uma unidade do Morar Bem 2020.
  • Acesse o site oficial do programa clicando aqui;
  • Clique em “Para preencher a ficha – clique aqui”;Morar bem 2020
  • Após preencher as informações desse relatório, o candidato entra para a segunda fase do programa, onde será convocado para apresentar documentos que comprovam as informações que foram declaradas no ato da inscrição;

Morar bem 2020

  • A terceira fase do programa corresponde à habilitação, onde os dados declarados são confirmados e publicados no Diário Oficial;
  • Após o procedimento burocrático, o cidadão recebe a titularidade, onde o programa entrega a unidade habitacional e o cidadão recebe a escritura pública.
  • É importante destacar que a seleção é feita através dos critérios já considerados e serão analisados informações tais como a quantidade de membros da família e compatibilidade com a topologia do imóvel disponível.

✓ Veja como funciona o financiamento Caixa 2020

Famílias em áreas de risco terão prioridade na seleção, além de outros perfis tais como: idosos, deficientes físicos, famílias em estado de vulnerabilidade socioeconômica que residam em São Paulo há mais de 4 anos e participantes mais antigos do cadastro SEHAB/COHAB.


Dúvidas sobre o programa de habitação

Se houver dúvidas a respeito do Morar bem, ramificação do Minha Casa Minha Vida 2020, entre em contato com a direção do programa através dos canais de comunicação abaixo:

Se houver atualizações referente ao Morar Bem COHAB disponibilizaremos as informações novas aqui no site.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Morar Bem 2020: Como Funciona? Consulta

Adicionar Comentário